sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

UML, RUP e o framework Zachman: melhores juntos

Estou publicando essa dissertação referente a um artigo sobre os temas UML, RUP e framework Zachman.

PÓS GRADUAÇÃO IBTA
ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM SOA
Módulo RUP

UML, RUP e o framework Zachman: melhores juntos

André Luiz de Paula Leite
Charles Pereira Mendes
Fábio Aguiar
Juliana Ferreira

12/12/2008
São Paulo, SP
ÍNDICE


1 - Conhecendo UML, RUP e Zachman.. 3
2 - Zachman durante o tailoring do RUP.. 4
3 - Ao término do projeto RUP utilize o Zachman.. 4
4 - Observe a estrutura Zachman, durante o planejamento do RUP.. 5
5 - Utilize RUP com Zachman para auxiliar a empresa. 7

1 - Conhecendo UML, RUP e Zachman

Os três sistemas em discussão foram criados para necessidades específicas, porém eles podem ser compartilhados e utilizados em conjunto, de forma que um supra a necessidade do outro.
O RUP utiliza a UML como linguagem de modelagem padrão. O framework Zachman não estabelece o uso de uma notação específica, porém não impede o uso de uma. Sendo assim, o uso da UML como notação padrão entre os frameworks torna se uma alternativa interessante.
Situações em que cada uma dessas tecnologias pode ser aproveitada são diferentes. Por exemplo, utilizar o RUP para um projeto de arquitetura empresarial não seria justificável, assim como o uso do framework Zachman em ambiente de desenvolvimento não faria nenhum sentido.
As duas definições de ciclo de projeto são semelhantes, o que é justificado pelo fato de que tanto o RUP quanto o Zachman framework serem dirigidos por artefatos que herdam suas estruturas do principio de design de arquitetura centralizada.
Essas semelhanças implicam que as duas tecnologias podem se enriquecer mutuamente, dado a crescente complexidade dos sistemas empresariais e dos projetos das empresas.
Sendo assim, existem alguns pontos onde as metodologias em questão podem completar entre si:
- Considerar a UML como Notação comum
O framework Zachman não utiliza uma notação padrão, enquanto o RUP adota a UML como padrão dos seus documentos. Para que não ocorra o uso de varias notações em que cada projeto utilize uma e prejudique o entendimento, torna se interessante o uso da UML nos projetos RUP e nos que utilizarem o Zackman framework. Dessa forma teremos uma notação fundamentada para uso nos dois frameworks.
- Utilizar a UML para conectar o RUP e o Zackman framework
O uso da UML, além de trazer as vantagens de ser uma ótima linguagem para análise e design, pode ser o gatilho para a utilização do RUP ou do Zackman Framework. Se o uso da UML já esta sólida na empresa, fica melhor a utilização no Zackman.
- Aprender RUP através do Zackman pode ser mais fácil.
A aprendizagem do RUP implica em compreender toda sua estrutura e princípios que servem para orientar o projeto. Sendo assim, a melhor maneira de aprender o RUP é através da experiência de projeto.
Uma abordagem desse tipo ajuda a ganhar apreço pelo framework Zachman, pois muitos aspectos dele têm paralelos com as práticas do RUP.
Compreender o framework Zachman é mais fácil do que a compreensão do RUP, pois lida com a visão estática da arquitetura empresarial e não com modelos e processos. No entanto, o caminho de aprendizagem do framework Zachman pode beneficiar a aplicação de alguns princípios fundamentais do RUP como “dirigido por requisitos”, “centrado em arquitetura” e “iterativo”. A sensação do autor do artigo é que o Zachman framework torna mais fácil o percebimento de como esses princípios podem infundir no processo de aprendizagem e sua aplicação prática.

2 - Zachman durante o tailoring do RUP

Durante a fase de tailoring do RUP, são realizadas perguntas em relação aos envolvidos. Como por exemplo, questionar neste processo, o responsável por modelar a arquitetura do projeto, quem faz a modelagem de processos acontecer, qual técnica deveria ser usada para a utilização da modelagem e como as responsabilidades deverão ser divididas baseando-se no nível de detalhe. Diante a estas questões, o framework Zachman pode ter respostas corretas para elas.
Um arquiteto de processos deverá identificar o baseline da arquitetura da empresa, caso a empresa escolha a arquitetura Zachman, esta irá guiar a análise/planejamento de acordo com a ênfase em um determinado artefato.

3 - Ao término do projeto RUP utilize o Zachman

A disciplina de arquitetura da empresa não está definida no ciclo de vida do RUP, logo que não há um guia de modelos de arquitetura voltados para a empresa.
Para esta limitação, o modelo de Zachman poderá ser utilizado pelos arquitetos do projeto. Este modelo funciona como um framework organizacional, onde todos os envolvidos interagem no projeto. O Zachman juntará em células, as atividades e fases do RUP de forma dinâmica, sendo possível navegar facilmente pelos artefatos. Após a conclusão de um projeto RUP, a estrutura Zachman poderá ser convertida em arquivos e separada por pastas, onde a organização poderá reutilizar para outros projetos.

4 - Observe a estrutura Zachman, durante o planejamento do RUP

A arquitetura do framework Zachman pode apresentar vantagens e desvantagens.
Vantagens
Desvantagens
É fácil de entender, aborda a empresa como um todo, ela é definida independentemente de instrumentos ou metodologias, e quaisquer questões que possam ser mapeadas contra a compreender onde estão inseridos.
Uma importante desvantagem é o grande número de células, que é um obstáculo para a aplicabilidade prática do quadro. Também as relações entre as células que não são bem especificadas.

A arquitetura do framework Zachman, é composta por perguntas (ver figura 1):
§ What (O Quê - Dados),
§ How (Como - Função),
§ Where (Onde – Rede),
§ Who (Quem – Pessoas),
§ When (Quando – Tempo),
§ Why (Por que – Motivação).
Figura 1. Arquitetura Zachman.

De qualquer forma, aplicar a arquitetura Zachman em uma organização pode ser complicada para arquitetos menos experientes. Já para arquitetos mais experientes, a sua aplicação pode correr de uma forma mais prática, sem gerar dúvidas e confusões. O fato é que, aplicando esta arquitetura corretamente, no final das contas, sua aplicação irá se revelar muito útil tanto para o projeto quanto para a organização.


5 - Utilize RUP com Zachman para auxiliar a empresa

É muito importante as empresas estarem realizando uma prova de conceitos da arquitetura dos projetos de software a serem desenvolvidos, onde muitas vezes é negligenciada por terem em mente uma solução otimista ou não dar importância.
Cada vez mais, os projetos de desenvolvimento de sistemas estão sendo feitos com um custo e prazo menor do real e isso faz com que seja diminuído o tempo de especificação dos requisitos e arquitetura. Devemos levar em consideração a falta de profissionais qualificados que entendam de modelo de processo de desenvolvimento de software.
Hoje as empresas estão começando a entender essa necessidade e estão introduzindo práticas em seus projetos, ajudando a gerenciar e diminuir os riscos logo nas fases iniciais do projeto, ajudando na comunicação e interação entre as equipes.
Podem-se combinar essas práticas com os casos de uso desenvolvidos no RUP, tendo uma visão geral do processo em todas as fases do ciclo de vida do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário